sábado, 23 de maio de 2015

Sal Marinho

Sal marinho - O sal marinho é mais recomendado porque é obtido pela evaporação da água do mar, o que o torna mais puro. Este tipo de sal não passa pelo processo de refinamento. O sal marinho é mais escuro e seu sabor é menos salgado que o do refinado. O sal marinho é o sal grosso, aquele usado em churrascos, só que moído. Na maior parte do mundo, o sal marinho é mais caro que o sal de mesa. Entretanto, no Brasil, em função da escala de produção, é o tipo mais comum e barato. Por não ser refinado, o sal marinho mantém os microminerais que geralmente são removidos durante o processo de refinação, inclusive o iodo (o sal contém aproximadamente 84 minerais que são eliminados durante o refino). 

     O sal marinho pode ser grosso, fino ou em flocos. Pode ser branco, rosa, preto, cinza ou de uma combinação de cores, dependendo do lugar de onde vem e dos minerais contidos nele. Alguns amantes da culinária afirmam que quantidades mais altas de microminerais podem deixar os sais marinhos com um sabor único e natural. Outros dizem que o sabor é o mesmo, mas que as cores e texturas diferentes podem fazer a diferença na aparência dos pratos.


     Para o corpo:

     Ao contrário do Sal Refinado, é rico em micro-minerais, como o iodo, magnésio, flúor, cloreto de cálcio, etc. Para além de ingerido – como tempero, na cozedura dos alimentos de forma comedida -, pode ser usado numa solução caseira, por exemplo, para lavar os olhos, as fossas nasais e também para gargarejar. Por outro lado, tomar um banho de imersão com Sal Marinho Integral ou fazer um escalda-pés antes de deitar, é benéfico a nível de relaxamento, bem estar e ajuda a aliviar as dores musculares, o que favorece uma boa noite de sono.

     Como esfoliante corporal, juntando um pouco de Sal a um creme ou iogurte natural e massajando o corpo todo em movimentos circulares, é ideal para eliminar as células mortas e estimular a circulação sanguínea. Proporciona ainda a reposição de minerais no organismo e ajuda no bom funcionamento da glândula tiróide, para além de evitar a formação de cálculos renais.


     Os benefícios são, claro está, ainda maiores para quem vive longe do mar. Já quem tem o privilégio de poder ir a uma praia não poluída, poder caminhar à beira mar, aproveitar para lavar o nariz, a cara, os olhos e deitar-se junto ao mar, usufruindo de uma massagem das ondas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário