quarta-feira, 10 de junho de 2015

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA TAPIOCA

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA TAPIOCA?



Ela ta super na moda e já conquistou muuuita gente! Estamos falando da tapioca, um alimento super popular aqui no Brasil e que tem feito parte, cada vez mais, da alimentação dos brasileiros!
Mas será que a tapioca engorda? Quais são os benefícios dela? A nutricionista Carolina Arbache respondeu essas e outras dúvidas! Confira abaixo:
Do que é feita a tapioca?
A tapioca é feita da goma de mandioca (ou aipim ou macaxeira) hidratada. Há quem coloque uma pitada de sal na massa, e só! Não vai nem um pingo de óleo/gordura na massa, nem no preparo, e nenhum outro ingrediente.
Quais os benefícios da tapioca?
Por ser feita apenas de mandioca, é um alimento natural com baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos de fácil digestão e sem glúten. Lembrando que o glúten é uma proteína que pode gerar inflamação no organismo, favorecendo o acúmulo de gordura, prejudicando o intestino, causando inchaço, entre outros. Além de tudo isso, vale lembrar que outro super benefício da tapioca é o seu delicioso sabor!
Tapioca engorda?
Depende de alguns fatores, como: da quantidade que comer, do que utilizar como recheio e em que momento comer (uma tapioca de brigadeiro de sobremesa, por exemplo, com certeza irá engordar). Brincadeiras a parte, a tapioca é sim uma ótima opção de carboidrato, podendo fazer parte de uma alimentação saudável. Apesar de ser um carboidrato simples (que vira gordura rapidamente), tem o índice glicêmico menor do que o pão branco e não tem gordura e/ou glúten. Para quem quer controlar o peso, e não vai utilizá-la como pré-treino, uma dica é aumentar seu valor nutricional adicionando ingredientes ricos em fibras (no recheio e/ou na massa), para reduzir o seu índice glicêmico e agregar mais nutrientes na preparação.
Quantas calorias tem, em média, 1 tapioca (sem recheio)?
Uma tapioca feita com 2 colheres de sopa de massa possui cerca de 70 calorias.
Para pessoas que malham e desejam ganhar massa, tem algum horário recomendado para comer tapioca?
A tapioca é um ótimo pré-treino, pois é uma fonte de carboidrato simples (de rápida absorção) e de fácil digestão, ou seja, fornece bastante energia antes do treino (mas não ajuda efetivamente no ganho de massa).
Bacana, né?! Fora que a tapioca é bem fácil de ser preparada! A dica é escolher bem os recheios e mandar ver! Ah, e se alguém tiver mais alguma dúvida, é só avisar que a gente responde!!


Conheça os benefícios da tapioca para a saúde e veja algumas dicas de consumo desse alimento que é rico em fibras, carboidratos e vitaminas.

tapioca é um rizoma de amido que é principalmente cultivada nos climas quentes da África, Ásia e América do Sul. A tapioca não deve ser comido cru. Isto é porque contém quantidades tóxicas de glicósidos cianogênicos, que podem ser reduzidos para níveis inócuos por cozinhar. Além da cana, a tapioca é uma das mais ricas fontes de hidratos de carbono. 

A tapioca é excelente fonte de Carboidratos, Vitamina B9 (ácido fólico, ácido fólico), Vitamina CMagnésio, Manganês, Cobre.

Os Benefícios da Tapioca Para a Saúde:
* Aumento da função imune
* Proteção contra doenças cardíacas
* Retardar o envelhecimento
* Reparo do DNA e Proteção
* Alívio da Doença Cardiovascular
* Alívio da Hipertensão (Alta Pressão Sanguínea)
* Proteção de Alzheimer
* Proteção Osteoporose
* Redução do Risco de Diabetes Tipo II
* Redução da freqüência de enxaqueca
* Alívio da Síndrome Pré-Menstrual (TPM)
* Proteção antioxidante
* Prevenção de crises de epilepsia
* Prevenção de Alopecia (Ponto calvície)




Nenhum comentário:

Postar um comentário